giovel@uol.com.br

ampliar

A Ford mostra na Fenatran o Cargo Connect, um caminhão dotado de tecnologias já existentes e capazes de tornar a condução mais segura e eficiente. O protótipo foi montado sobre um Cargo 2429 8x2 e desenvolvido em parceria com a Bosch.

É equipado com radar, câmera multifuncional, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de permanência na faixa, visão em 360 graus a partir do processamento de imagens de um conjunto de câmeras e alerta de fadiga do motorista, entre outros itens.

“O caminhão totalmente autônomo ainda vai demorar um bocado para chegar ao Brasil, mas queremos mostrar com esse protótipo que as tecnologias semiautônomas já são uma realidade”, afirma o diretor de operações da Ford Caminhões, João Pimentel. 

Outras tecnologias presentes no Cargo Connect são o gerenciamento de carga inteligente, capaz de orientar a distribuição do peso a ser transportado, transmissão automatizada de dez marchas e um aplicativo capaz de monitorar o desempenho do motorista. O caminhão tem também um sistema que gerencia a potência enviada às rodas a partir de parâmetros como o peso transportado, a velocidade e o relevo. 

Sobre o desempenho de mercado, a Ford Caminhões tem expectativa positiva para 2018: “Acreditamos em um crescimento entre 10% e 20% para o ano que vem”, diz Pimentel. O executivo acredita que 2017 terá números semelhantes aos do ano passado. Os caminhões Ford são montados em São Bernardo do Campo. Uma equipe atual de 1,2 mil metalúrgicos se reveza na produção de veículos pesados e automóveis. Em três dias da semana eles montam caminhões e nos outros dois, o hatch Fiesta.

A Fenatran, 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, ocorre entre 16 e 20 de outubro no São Paulo Expo. 

 

Mais fotos
Clique na foto para ampliar