giovel@uol.com.br

ampliar

O Grupo PSA apresentou na França seus modelos que contam com funções de assistência à condução e que equipam atualmente os novos Peugeot 3008 (lançado recentemente no Brasil – leia aqui), 5008 e os Citroën C4 Picasso e Space Tourer e informa que em breve será a vez do DS 7 Crossback. O evento denominado Innovation Days faz parte do programa Veículos Autônomos para Todos (AVA, na sigla em inglês) e para a montadora são considerados uma oportunidade de experimentar os veículos autônomos de níveis 3 (eyes off) e 4 (mind off) em condições reais de condução. A demonstração foi feita na quinta e sexta-feira, 22 e 23, em Vélizy, Paris, e contou com um público de mais de duzentas pessoas, entre investidores, instituições e público em geral, além da imprensa.

Segundo a montadora, a partir de 2018 serão implementadas em seus veículos as funções de condução automatizadas e a partir de 2020 será a vez das funções progressivamente autônomas, que permitem ao condutor a possibilidade de transferir a condução ao veículo, sem supervisão. Graças a essas funções, o trajeto poderá ser efetuado de forma diferente, sem restrições e fadiga, principalmente em situações monótonas de condução. Em nota, a PSA informa que essa tecnologia será acessível a todos graças a interfaces simples e intuitivas.

Para isto, o grupo está desenvolvendo uma nova arquitetura eletrônica (NEA), algo como o sistema nervoso do veículo que assegura o funcionamento em qualquer situação, assim como a segurança dos passageiros e dos dados. Também faz parte do programa as tecnologias de percepção que permitem reconstruir o ambiente em que se encontra o veículo, assim como algoritmos de pilotagem automática que integram módulos de inteligência artificial.

Neste âmbito, o grupo está participando ativamente das evoluções regulamentares e normativas relacionadas ao veículo autônomo, especialmente as homologações e a harmonização das infraestruturas.