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Projetadas para serem motos racionais e acessíveis – tanto no preço, como na facilidade de pilotagem – as três versões da linha de 500cc da Honda foram atualizadas para 2016. A naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X ganharam design mais moderno, novos grafismos, suspensões melhores e um tanque de combustível com mais capacidade, além de melhorias pontuais, como lanterna e farol de LED e tampa de combustível articulada. 

Abaixo, vocês conferem um vídeo especial do lançamento da Família 500cc da Honda, que nosso editor-chefe fez, direto do Velo Città.

Os três modelos chegam ao Brasil em julho com as melhorias e também com um aumento de preço: a naked 500F agora custa a partir de R$ 26.000 (R$ 28.000 com ABS); a esportiva será vendida em versão única já com ABS por R$ 29.900; assim como a CB 500X ABS com preço de R$ 29.900. Outra boa novidade é que as três motos de 500cc agora têm o serviço Honda Assistance 24h em todo o território nacional e durante o período de três anos, a vigência da garantia.

A motorização continua o mesmo bicilíndrico de 471 cm³, duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida. Capaz de produzir 50,4 cavalos a 8.500 rpm, o motor caracteriza-se pela entrega linear de potência, ideal para quem está começando em motos de maior porte. O quadro, tipo diamond, feito em tubos de aço também é o mesmo das versões anteriores.

A mudança mais perceptível é mesmo no design das três novas CB 500. A aparência mais moderna vem das linhas angulosas e dos novos grafismos e cores, que contribuem para dar mais vida aos modelos – uma crítica aos anteriores, simplistas demais. 

CB 500F 

A antes comportada CB 500F ganhou novo conjunto óptico de LED e a carenagem do farol está mais encorpada. O tanque de combustível tem novo desenho e ficou maior: passou de 15,7 para 16,7 litros. A rabeta também mudou, ganhando linhas retas e duas entradas de ar. As mudanças conferiram um visual mais musculoso ao modelo naked. A nova ponteira de escapamento em formato poligonal, mais moderna e esportiva, segundo o fabricante, emite um ronco mais “empolgante”.

As suspensões são outra novidade. Na dianteira, o garfo telescópico convencional ganhou ajustes, assim como o monoamortecedor traseiro. A naked CB 500F é a mais em conta das três versões, e a única que será vendida sem freios ABS por R$ 26.000, porém somente na cor preta – o preço do modelo anterior standard era de R$ 23.053. A versão com ABS sai por R$ 28.000 nas cores branca, preta e vermelha.

CBR 500R

A CBR 500R ganhou mais ousadia no design e cores: a esportiva será vendida somente com freios ABS por R$ 29.000 na cor preta com grafismos laranja; ou vermelha com grafismos preto e branco. Além das linhas angulosas e mais modernas, a CBR 500R trouxe melhorias no conjunto de suspensão. Outra mudança bem vinda na esportiva (e também nos outros modelos) é a regulagem do manete de freio. O tanque é o mesmo da naked com capacidade para 16,7 litros, assim como a ponteira de escapamento. Mais atraente, a CBR 500R ficou 12% mais cara. 

CB 500X

A mais versátil CB 500X é a que menos aparenta ser nova, pelo menos na parte visual. Infelizmente, a Honda não trouxe os ousados grafismos mostrados na Europa e, por alguma razão desconhecida, manteve a antiga ponteira cromada e “careta”. 

Por outro lado, ganhou as mudanças mecânicas das outras versões (regulagem de suspensão e manete do freio), além de um tanque maior – agora são 17,7 litros (0,4 litros a mais do que a antiga 500X). A crossover ainda ganhou um novo parabrisa, 100 mm mais alto e que pode ser montado em duas posições. 

A má notícia é que a nova CB 500X ficou ainda mais cara. Será vendida apenas com freios ABS, nas comportadas cores vermelha e branca, por R$ 29.900 – um aumento de 13% em realação à anterior com ABS, que estava cotada a R$ 26.200.

 

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