giovel@uol.com.br

ampliar

O vice-presidente sênior de vendas globais da Harley-Davidson, Sean Cummings, confirmou em entrevista ao Milwaukee Business Journal, que em até cinco anos a companhia começará a vender sua moto elétrica, cujo projeto foi batizado de LiveWire. Apresentada em 2014, a LiveWire foi a primeira moto elétrica fabricada pela marca. Completamente diferente de outras H-D, foi construída sobre o primeiro quadro de alumínio fabricado pela Harley, provando que as novidades da moto não se limitam ao motor elétrico de 74 cv de potência máxima. Com painel totalmente digital – parece um smartphone – a moto faz de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos.

A moto fez sua “estreia'' pública no segundo filme da saga “Os Vingadores: a era de Ultron'', da Marvel, quando a personagem de Scarlett Johansson (Viúva Negra) acelera o modelo em cenas de perseguição. Após todo o agito em torno da primeira Harley elétrica, a fábrica construiu 40 unidades que rodaram pelos Estados Unidos e depois pela Europa.

Os protótipos foram disponibilizados aos clientes das concessionárias da marca que quisessem experimentar e opinar sobre a novidade. No último Salão Duas Rodas 2015, o protótipo esteve em São Paulo e foi uma das grandes atrações do estande da Harley-Davidson do Brasil.

Sean Cummings não deu mais detalhes sobre a versão final da Harley-Davidson elétrica, muito menos previsão de preço do modelo, mas terá que ser competitivo. No ano passado, a Victory Motorcycles, grande rival da Harley no segmento custom nos EUA, começou a comercializar a Victory TT Empulse, uma esportiva também elétrica, por cerca de U$ 20.000, algo em torno de R$ 70.000.